Hemodiálise e Hemodiafiltração Online

A Hemodiálise é o método mais comum para tratamento da Doença Renal Crônica desde os anos 60, quando tornou-se uma opção para tratar a Insuficiência Renal. A técnica é um procedimento extra-corpóreo que limpa e filtra o sangue. devolvendo o próprio sangue do paciente limpo, livre  das toxinas prejudiciais, do excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como os sais, sódio, potássio, fósforo, cálcio além das escórias nitrogenadas entre elas ureia e creatinina.

Com a Hemodiafiltração Online houve um avanço substancial no tratamento, trata-se de um método mais eficaz, pois além de utilizar o princípio físico-químico da Difusão (aonde as toxinas migram da meio mais concentrado para água ultra-pura, dializante), utiliza o princípio físico-químico da Convecção, cuja toxinas de diferentes pesos moleculares são arrastadas pelo fluxo de água ultra-pura que compõe o dializante, com um filtro mais poroso.  Obtém-se um resultado de filtração mais semelhante a função renal fisiológica do próprio rim humano. Com isso, obtém-se melhores índices de sobrevida, ou seja quantidade de vida, diminuindo a mortalidade, obtendo uma proteção cardiovascular , menos internação de alta complexidade em UTI,  agravo, complicações inerentes ao procedimento,  menos risco de mortalidade por infecções e processos inflamatórios, resultando também em melhor qualidade de vida.

Ainda tendo aprendido bastante como realizar o tratamento e minimizar os efeitos colaterais. Porém, mesmo com melhores procedimentos e equipamentos, as terapias ainda são árduas, requerem esforço coordenado de toda uma equipe multidisciplinar especializada em Nefrologia que inclui médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social e psicóloga.

Na Clínica Humânitas se tem o que há de mais avançado no atendimento. Desde o momento em que o paciente desce do carro em frente à Clínica, cuidamos de garantir sua segurança e qualidade de vida. É fundamental entender das características individuais, familiares e de rotina de cada paciente. E dentro da unidade, temos atendimento individualizado às necessidades dos pacientes, com cardápio individual, terapias específicas para o caso e orientações, inclusive, sobre os cuidados domiciliares posteriores a ida até a Clínica e transporte com remoção simples para o domicilio quando necessário.

A equipe de enfermagem da Clínica Humânitas tem um cuidado rigoroso na higiene tanto nos procedimentos quanto no ambiente. Todos os pacientes são orientados quanto aos cuidados e acompanhados de forma personalizada durante todo o processo; os profissionais são orientados de maneira sistemática (encontros semanais / mensais) e desta forma, garantir a qualidade nos cuidados prestados ao paciente pela a equipe multidisciplinar.

Recomendações: leia Diretrizes do Tratamento de Anemia em portadores de Doença Renal Crônica.