Campanhas já atenderam 10 mil pessoas

A Campanha de conscientização e diagnóstico para a Doença Renal Crônica, "Previna-se", existe desde 2003 e já atendeu mais de 10 mil pessoas para exames e encaminhamento médico. O projeto pioneiro faz exames para rastreamento e diagnóstico precoce, evitando mortes prematuras e procedimentos de alta complexidade.

Como funciona:

É escolhido um dia para a campanha e as equipes vão até praças e bairros colocando-se à disposição dos pacientes nas ruas. A Campanha já esteve no centro de Campinas e na região do Campo Grande.

É feita uma anamnese dirigida aos fatores de risco. São verificados entre os exames, o peso, a altura, o índice de Massa Corporal, Glicemia, Colesterol e Creatinina para saber do funcionamento dos rins.

Em uma ficha é descrito o histórico de saúde pessoal e familiar, os hábitos e os resultados dos exames em laboratórios feitos a partir da campanha. Uma espécie de prontuário que permite o acompanhamento e grau de risco e encaminhamento para as DRCs. Durante esta triagem é que muitos pacientes descobriram ser diabéticos e/ou hipertensos.

Histórico:

Criada em 2003, com o apoio da Sociedade Internacional de Nefrologia, a Campanha foi pioneira por levar informações sobre a doença ligada ao funcionamento do Rim.

Em 2008, com o apoio da Prefeitura foi realizada a primeira Jornada Paulista de Prevenção a DRC. No ano seguinte uma lei municipal instituiu a Semana de Prevenção.

A partir de 2009 o trabalho de divulgação ganhou inserção na mídia através de uma parceria com a Rádio CBN Campinas. Programas diários relatavam as doenças renais, prevenção e a necessidade da qualidade de vida durante tratamento.

Parceiros:

O serviço gratuito tem a participação desde a criação da Clínica Humânitas e parceiros como a Sociedade Internacional de Nefrologia, o Hospital Vera Cruz, Cruz Vermelha Brasileira, Fundação Roberto Rocha Brito, Acadêmicos Voluntários das Faculdades de Medicina da Unicamp, PUC Campinas e São Leopoldo Mandic, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e a Prefeitura de Campinas. O Instituto do Rim de Campinas também apoia esta causa.