É amanhã! No Campo Grande, em Campinas, Campanha de Prevenção

É amanhã! No Campo Grande em Campinas, das 08h às 12h, Campanha de Prevenção do Instituto do Rim. O tema da campanha deste ano é a “Obesidade e a saúde dos rins”. O evento será na Praça da Concórdia que terá uma estrutura com tenda e banheiro químico. Será feita a coleta de sangue para medir o nível de creatinina, substância presente no organismo que indica as condições de funcionamento dos rins. Também será coletada urina pelo laboratório do Hospital Vera Cruz, com entrega imediata de resultado para infecção na urina, triagem para cálculos renais e proteinúria, que é a perda excessiva de proteínas no material coletado.

Os fatores de risco para a doença renal crônica estão justamente no histórico de infecção urinária, diabetes, tabagismo e parentes com doenças crônicas renais submetidos à hemodiálise. Durante o mutirão também serão analisados os casos para o encaminhamento dos pacientes para atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio do Instituto do Rim, entidade filantrópica e de utilidade pública.

No ano passado, a ação gerou 500 exames, além de distribuir folhetos e esclarecer dúvidas sobre a doenças que afetam os rins. A Campanha em Campinas tem 10 anos e ao longo deste tempo mais de 10 mil atendimentos foram feitos. Por decreto municipal esta última semana foi a Semana Municipal de Prevenção a Doença Renal Crônica.