Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 364 • Campinas (consultório)

Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 384 • Campinas (diálise)

(19) 3212-0145 • (19) 3284-2528

• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Campanha atinge cinco mil pessoas no Campo Grande

8-Mar-2016

Começou a Campanha do Dia Mundial do Rim em Campinas. Com o tema “A Prevenção da Doença Renal começa na Infância – é cedo que se começa a prevenção” o foco do trabalho será as crianças e jovens. Neste domingo (28/02) uma força tarefa esteve no Campo Grande. Pelo décimo ano consecutivo o Instituto do Rim e Hipertensão, voluntários da Clínica Humanitas, o Rotary Club e Prefeitura de Campinas ofereceram exames e identificaram fatores de risco entre a população para a Doença Renal Crônica (DRC).

Participaram das ações mais de cinco mil pessoas. Foram 200 atendimentos em quatro horas. A equipe de dois médicos e oito equipes de enfermeiros conseguiu atingir a média de um paciente por minuto. As crianças que compareceram no domingo no Campo Grande foram submetidas a uma anamnese dirigida aos fatores de risco, foi aferida a pressão arterial, calculado peso, altura, Índice de Massa Corpórea, e exame de urina tipo I para detectar proteinúria, hematuria, infecção. Presidente do Instituto do Rim, o médico nefrologista, José Marcelo Morelli, enfatizou a importância do trabalho preventivo.

“Este é o caminho mais barato e melhor quando se trata de prevenção. Por que através de medidas educacionais e menos intervencionistas é que evitamos as doenças. Se conhecemos precocemente, temos estratégia para tratar da DRC que é silenciosa nos estágios iniciais e nos finais incapacitante com ônus para a família, ao sistema de saúde e previdenciário”, comentou, José Morelli.

Hoje, o gasto do Governo somente com o tratamento de substituição do funcionamento do rim é de mais de R$2 bilhões. Pais e responsáveis devem ficar atentos para históricos familiares como parentes transplantados ou que fazem hemodiálise e ainda para crianças que tem infecção urinária ou alterações anatômicas no rim ou que tiveram pedras no rim, são obesas, hipertensas ou com hábito corriqueiro de ir ao banheiro à noite.

Campanha em Campinas

A Campanha de Prevenção a Doença Renal Crônica soma em 10 anos de atuação mais de 10 mil atendimentos.

Campanha pelo Mundo

A campanha de prevenção da doença renal crônica acontece em 180 países desde 2002. O objetivo é alertar a população, comunidade médico-científica e autoridades públicas para a prevenção da Doença Renal Crônica, responsável por mortes prematuras. A doença renal crônica é incapacitante nos seus estágios finais e leva a procedimentos de alta complexidade.

Conheça o Canal do Instituto do Rim no Youtube

March 23, 2017