top of page

Dia mundial do rim 2012


Humanitas Assistência Médica Integral em Saúde

Dr.Rafael Dinardi Machado

Dr.José Marcelo Morelli

No dia 08 de Março de 2012, pelo sétimo ano consecutivo, realizou-se a campanha do Dia Mundial do Rim, com o tema “Rins em Defesa da Vida”. O objetivo dessa campanha foi chamar atenção das esferas governamentais e da população em geral sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica (DRC).

Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de DRC. Em seus estágios avançados, a DRC está relacionada à aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevados custo para a saúde pública.

Os principais fatores de risco para a DRC são a hipertensão arterial, o diabetes melittus, sobrepeso, tabagismo, idade acima de 50 anos, história familiar de doença renal e o histórico pessoal de algum tipo de doença renal. Entre a população adulta brasileira, estima-se que tenham:

  • 30 milhões de hipertensos (24,4%),

  • 7 milhões de diabéticos (5,8%)

  • 17 milhões de obesos (13,9%)

  • 17 milhões de idosos.

Seguem os resultados:

Conclusão: Dos pacientes atendidos, 31 % apresentavam algum fator de risco para DRC, mostrando a alta prevalência de doenças como hipertensão arterial e diabetes entre a população geral. Desses chama a atenção que 3% desconheciam serem diabéticos.Dos 59 pacientes submetidos a coleta de exame de creatinina sérica (presença de algum fator de risco para DRC) , 19 apresentavam algum grau de doença renal crônica, representando uma prevalência de de 32% ( 16 (8,4%) com doença renal leve, 2 (1%) com doença renal moderada e 1(0,5%) com doença renal grave). A prevalência geral de DRC entre todos os participantes foi de 10%.Esses dados condizem com a elevada prevalência de DRC encontrada na população geral, mostrando a necessidade de implantação de programas de prevenção e estratégias de rastreamento, permitindo um diagnóstico precoce e um tratamento especializado quando indicado.

Confira abaixo fotos do evento de 2011:


Destaques
Posts recentes
Arquivo
Seguir nas redes sociais 
  • Facebook Basic Square
bottom of page