Estudo diz que dieta pode previnir doença renal

A dieta certa pode ajudar a prevenir a doença renal

Maus hábitos alimentares, tabagismo e obesidade estão associados com risco aumentado para a doença renal, de acordo com uma nova pesquisa publicada online pela National Kidney Foundation’s.

Pesquisadores liderados por Alex Chang, MD, MS, da Johns Hopkins University descobriram que as pessoas com função renal normal, cuja dieta era pobre – muito alta em carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com açúcar e sódio e pobre em frutas, legumes, nozes, grãos e de baixo teor de gordura – eram mais propensos a desenvolver doença renal.

As pessoas obesas – aqueles com índice de massa corporal (IMC) acima de 30 – eram duas vezes mais propensos a desenvolver doença renal.

Aqueles que fumavam eram cerca de 60% mais propensos a desenvolver doença renal.

“Ao contrário do histórico familiar de doença renal, dieta, tabagismo e obesidade são fatores modificáveis de estilo de vida que todos nós podemos controlar. Ao comer bem, parar de fumar e manter um peso normal, as pessoas podem proteger seus rins e prevenir danos futuros”, diz o Dr. Chang.

Em geral, aqueles que desenvolveram doença renal tinham diabetes ou pressão arterial elevada, tem um histórico familiar de doença renal, e consume mais refrigerantes, carne vermelha e fast-food do que aqueles que não desenvolveram doença nos rins.

“Nos Estados Unidos, 26 milhões de adultos vivem com doença renal crônica. Precisamos mudar o foco da gestão de doença renal crônica para a prevenção em primeiro lugar.

Usando este estudo como prova, podemos incentivar mudanças de estilo de vida individuais e comportamentos e, finalmente, impedir as pessoas de desenvolver doença renal“, diz o Dr. Beth Piraino, Presidente do National Kidney Foundation.

Dicas de Redução de Riscos da Fundação Nacional do Rim:

- Cortar o sódio: os americanos hoje consomem 50% a mais do que a quantidade diária recomendada de sódio – 2.300 mg de sódio, cerca de uma colher de chá de sal, deve ser o limite diário.

- Reduzir carne vermelha: dietas ricas em proteínas de alta, especialmente aqueles que contêm grandes quantidades de proteína animal, pode prejudicar os rins. A carne vermelha também é rica em gordura saturada, outro não-não.

- Pare o refrigerante: bebidas açucaradas, como refrigerantes são ricos em calorias e contêm nenhum valor nutritivo. Colas também têm aditivos de fósforo, que podem prejudicar os rins.

- Evite alimentos processados: Biscoitos, batatas fritas, frios, cremes de queijo e mistura instantânea de batata são exemplos de alimentos processados, que são ricos em aditivos de sódio e fósforo – ambos possuem efeitos negativos sobre os rins.

- Devagar com açúcar: Uma overdose de açúcar pode levar ao diabetes e obesidade, que estão ligados à doença renal.

Doença renal – Fatos da Fundação Nacional do Rim nos EUA:

- 26 milhões de americanos têm a doença renal e a maioria não sabe disso.

- 73 milhões de americanos estão em risco para a doença renal devido a diabetes, hipertensão arterial ou história familiar de doença renal.

- Doença renal mata 90 mil americanos a cada ano – mais pessoas do que câncer de mama ou de próstata.

Fonte: National Kidney Foundation