Campanha de prevenção estará no Largo do Rosário

A Décima Edição da Semana de Prevenção da Doença Renal Crônica de Campinas, realizada pelo Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, através dos voluntários da Clínica Humanitas em parceria com as Secretarias da Saúde e da Educação de Campinas, estará no Dia 10 de março, no Largo do Rosário.

As mães devem levar seus filhos de sete a treze anos de idade. O atendimento gratuito será das 12h às 17h. As ações de enfrentamento da Doença Renal Crônica terão aferição da pressão arterial, peso, altura, IMC, exame de URINA e glicemia (diabetes). O objetivo da campanha é conscientizar a população, autoridades públicas e comunidade médica para a epidemia da DRC, que prevalece em 13% da população brasileira.

O tema esse ano é : “A Prevenção da Doença Renal começa na Infância”. Será dada preferência nos exames aos crianças e jovens de sete a treze anos de idade acompanhados dos pais ou responsáveis.

A mobilização no dia 10, no Largo do Rosário, contará também com palestras educativas. Os grupos de risco para desenvolver a doença renal crônica são pacientes com pressão alta, diabetes, que estão acima do peso, são fumantes, usuários de drogas, crianças com baixo peso no nascimento, infecção de urina ou que tem pedras nos rins, cistos ou com antecedentes familiares.

O médico nefrologista e presidente do Instituto do Rim, José Marcelo Morelli, confirma a importância do trabalho estar voltado aos menores. “É assim desde cedo que começa a prevenção. Através de ações educativas junto as escolas municipais da cidade de Campinas iremos alertar os pais e criar um programa anual permanente pela ocasião da Semana de Prevenção da DRC, que é lei municipal. A parceria com a Secretaria de Educação será fundamental”.

A DRC é silenciosa nos estágios iniciais e incapacitante na fase avançada, necessitando de tratamento de alta complexidade com diálise e transplante. A DRC na criança é diferente do adulto, sendo mais delicada, atrasa o crescimento e o desenvolvimento cerebral, bem como a expectativa de vida com mortalidade precoce.