top of page

Força-tarefa de saúde dos rins atinge mil pessoas e faz 655 consultas no Largo do Rosário, em Campin

Ação social identificou ainda 13 pacientes graves de alto risco. A Campanha Mundial de Prevenção à Doença Renal Crônica realizada no dia 14 de março, no Largo do Rosário, em Campinas, pelo Instituto do Rim e Hipertensão e a Clínica Humânitas fez 655 consultas à população. Este ano, a procura foi maior que nos últimos 13 anos de campanha.

Força-tarefa reuniu centenas de pessoas no Largo do Rosário, em Campinas

A força-tarefa teve apoio da Prefeitura de Campinas para o encaminhamento dos casos identificados, dos Laboratórios Sabin para a realização de exames importantes como creatinina. Institucionalmente o apoio foi dado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), da Associação Brasileira de Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), ISN Internacional Society of Nephrology e a Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp).

Mais de 650 exames foram feitos

Estima-se que o público que procurou pessoalmente por informações e até atendimento tenha ultrapassado mil pessoas. Foi preciso encerrar a entrega de aberturas de consulta com apenas uma hora e meia de ação por causa da quantidade de interessados.

Além de pacientes de Campinas, compareceram pessoas vindas de Hortolândia, Sumaré, Valinhos, Itatiba e Morungaba; atingindo toda região metropolitana de Campinas. A população ficou sabendo do Dia Mundial do Rim pelos canais de comunicação sendo informadas, principalmente, sobre os fatores de risco para desenvolvimento da doença. Foi a campanha de maior repercussão de mídia com 33 inserções em veículos de comunicação.

Através dos números de alcance de público que estes veículos noticiaram a campanha, a informação chegou a atingir um universo de aproximadamente seis milhões de pessoas na região metropolitana de Campinas. Tendo sido destaque no Instagram mundial com reposts da Campanha pela World Kidney Day.

Dr. Marcelo Morelli em entrevista para o G1

“Com a falta de remédios e assistência na rede pública mais ações dessas são necessárias para suprir a falta na rede pública tanto do acesso à rede básica como a tecnologia de ponta. A rede pública ajuda muito com os encaminhamentos. Com isso diminuímos a espera e os riscos”, disse o presidente do Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, Dr. José Marcelo Morelli.

Números

Foi feita a anamnese dirigida para os fatores de risco de cada um dos pacientes, assim como a aferição da pressão arterial, frequência cardíaca, peso, altura, IMC, exames de glicemia, urina tipo 1 e exame de creatinina. Dos 655 pacientes atendidos, 357 com exames completos glicemia, creatinina e urina tipo1.

Do total, 13 pacientes graves de alto risco com crise hipertensiva foram encaminhados para serviço de emergência. Outros 50 pacientes encaminhados para o atendimento de Nefrologia no sistema público. Algumas pessoas que procuraram pela campanha precisaram também serem encaminhadas por estarem descompensados com algum taxa, ou com diabetes ou infecção urinária ou sangue na urina ou pressão alta.

“O mais significativo é que tinham 13 vidas que poderiam morrer prematuramente a qualquer momento ou se complicarem com derrame ou infarto ou precisar de hemodiálise. Com o atendimento no Largo do Rosário evitamos isso ao atender e encaminhar gratuitamente”, falou o presidente do Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, Dr. José Marcelo Morelli.


Destaques
Posts recentes
Arquivo
Seguir nas redes sociais 
  • Facebook Basic Square
bottom of page