Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 364 • Campinas (consultório)

Rua Dr. Albano de Almeida Lima, 384 • Campinas (diálise)

(19) 3212-0145 • (19) 3284-2528

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

Água Hemodiálise

A qualidade da água usada para o tratamento da Hemodiálise e Hemodiafiltração Online é um importante diferencial da Clínica Humânitas que investe no processo contínuo de tratamento com uma rotina de segurança e procedimentos atestados por peritos do Instituto Adolfo Lutz e por profissionais particulares contratados para comprovar os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água apresentados pela próprias autoridades no assunto.

Para garantir esta excelência, a Clínica Humânitas possui dois reservatórios de água: um com abastecimento público e outro alternativo. Existe um pré-tratamento com uso de areia, resina e filtro de carvão ativado; depois a água passa por dupla filtração em duas osmoses reversas. Também são usados sensores que monitoram e automatizam a dosagem do cloro.  Processos que garantem como resultado uma água ultra pura;  sem impurezas.

  

 

Tratamento Multidisciplinar ESPECIALIZADO EM NEFROLOGIA:

 

Cada vez mais médicos e autoridades de saúde chegam à conclusão que o tratamento para as Doenças Renais Crônicas precisa de um atendimento e de uma equipe multidisciplinar. Precisam estar envolvidos profissionais de diversas áreas para lidar com emocional, físico, qualidade de vida, rotina alimentar, de exercícios e medicação. É necessário entender o organismo e as reações de cada paciente por completo.

 

Alguns casos do tratamento da Doença Renal Crônica leva à alta complexidade, pois requer hemodiálise por um longo período e a realização do Transplante. Além dos custos financeiros elevados, existe um grande investimento pessoal; pois o paciente necessita realizar hemodiálise várias vezes por semana e aguardar em fila de Transplante. A família é incluída como um dos alicerces do tratamento, sendo fundamental a comunicação entre paciente, parentes e equipe de saúde. 

Mensagem da Nutricionista

 

O foco do tratamento nutricional personaliza a terapia dietética de acordo com a doença de base,  características individuais de cada paciente, desde a mastigação ate o meio sócio-econômico-cultural do paciente; pois a alimentação tem características culturais que devem ser adaptadas para a realidade específica da condição clínica individual do paciente, sendo tão estruturante para o plano terapêutico como a própria medicação. Resumidamente o tratamento nutricional deve ajudar a controlar o sistema metabólico, que engloba quantidade de água e sais minerais do corpo, mas também o catabolismo proteico-calórico, gasto energético, controle pressórico para estabilidade hemodinâmica e aspecto inflamatório proveniente do stress oxidativo, equilibrando e harmonizando o organismo com um todo.

Psicologia

O tratamento de substituição da função renal envolve um tratamento árduo com limitações e dependência de uma equipe de cuidadores. Existe intrinsecamente perdas na qualidade de vida que necessitam ser  contempladas, analisadas e ressignificadas, a questão do luto, a possibilidade de poder morrer, a possibilidade de realizar um transplante renal, as questões afetivas e de relacionamento pessoal e social com suporte individual e familiar são cruciais para enfrentar e como lidar com essa nova realidade de uma forma leve , preservando as funções psíquicas e ajudando cada pessoa do seu modo o trilhar nessa incrível jornada que é a vida.

Mensagem da Assistente Social

 

A assistência social é de suma importância não só pela inclusão na lista de transplante renal, mas também para esclarecimentos das leis que protegem o paciente portador da doença renal crônica, na dispensa de medicação de alto custo, apoio junto aos planos de saúde, transporte e suporte familiar.