Ações gratuitas beneficiam centenas de pessoas

O Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas realizou, há 2 semanas, ações gratuitas que beneficiaram centenas de pessoas na Região Metropolitana de Campinas. Em uma delas, 120 cidadãos de alto risco receberam a vacina da gripe nas dependências da própria entidade. Entre os beneficiados, portadores de doenças crônicas, idosos, gestantes, pacientes que realizam hemodiálise, transplantados de rins e fígados. O ato médico da Campanha de Vacinação da Gripe ocorreu sob a responsabilidade técnica da Equipe Multidisciplinar Especializada em Nefrologia do IRHC.

No primeiro trimestre, como parte da comemoração do Dia Mundial do Rim dia 14 de marco de 2013, no Largo do Rosário, 15 voluntários, entre equipe de enfermagem, assistente social, médicos nefrologistas, nutricionista, psicóloga, e familiares de pacientes trabalharam no atendimento de cerca de 200 pessoas com o objetivo de realizar rasteamento e diagnóstico precoce da Doenca Renal Cronica. O resultado sugere que existam 6,4% de portadores da DRC na Região Metropolitana de Campinas, corroborando os dados das Sociedades Brasileira e Internacional de Nefrologia. Esse grupo de pacientes é de alto risco para mortes prematuras por complicacões reno-cardio-circulatória-cerebral se não tratados.Veja a publicacão e fotos da Campanha de Prevencão da Doenca Renal Cronica – PARE de AGREDIR SEUS RINS.

Ocorreu ainda nas dependências da Entidade IRHC a dispensa gratuita de medicacão de alto custo fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Entre as ações, a realização de avaliação clínica e laboratorial, preenchimento de formulários de dispensa pela assistente social e equipe médica e de enfermagem, solitacão de exames necessários para dispensa, busca, transporte, armazenamento e entrega com letramento, isto é, explicando a receita médica. O acesso a medicacão de alto custo, bem como o correto uso, é pedra fundamental como parte do tratamento da alta complexidade, bem como para prevencão das complicacões e mortes prematuras pela DRC.

Abaixo você confere a lista da quantidade de medicação de alto custo nos últimos 3 meses.