top of page

Hospital Vera Cruz sedia II Jornada de Prevenção das Doenças Renais

Na noite de 09 de março o Hospital Vera Cruz e a Fundação Roberto Rocha Brito realizaram a segunda jornada de Prevenção e Tratamento da Doença Renal Crônica. O evento só foi possível graças ao apoio de diversos setores da sociedade civil e contou com a presença de ilustres nomes da área de Nefrologia. De importantes gestores de saúde como o secretário de Saúde de Campinas, Dr Cármino de Souza e da diretoria do Hospital Vera Cruz através do Diretor Presidente, Dr Gustavo S . Carvalho, Dr Pedro Conforti, Dr Vitório VerriDr Ronaldo Padovani, do Chefe do Departamento de Clínica Médica, Diretor presidente do Conselho Dr Irmo Morelli e do Diretor do Hospital Dr Renato Morelli.

Cerimônia contou com a presença de autoridades e gestores da área da saúde

Houve homenagem ao Dr Nyder Rodrigues Otero que Chefiou o Departamento de Clínica Médica e foi Diretor vice presidente do Hospital.

Dr Nyder foi homenageado na cerimônia

Registro para a presença da presidência da SANASA, Arly Lara Romeo e da presidência da Real Beneficência Portuguesa , através da Dra Rita de Cassia Ferreira; da Diretoria Clínica do Hospital Beneficência Portuguesa e membros da comunidade nefrologica de Campinas e Região Metropolitana. Além do Prof. Dr Frederico Magalhães, Presidente da Fundação Roberto Rocha.

A cerimônia começou com a entrega do Título de Cidadão Campineiro ao Dr José Marcelo Morelli pelos serviços prestados à comunidade em 20 anos de atuação e nos últimos 10 anos organizando a força tarefa humanitária com voluntários para atendimento da população sem acesso à saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce da DRC e acompanhamento dos pacientes de risco com equipe multiprofissional em parceria com a Secretaria da Saúde de Campinas.

residente do Instituto do Rim de Campinas, Dr José Marcelo Morelli, recebe o título do vereador Jorge da Farmácia

Palestras

Ainda sobre o evento, houve a brilhante palestra da Dra Marina Pontello Castelli do Hospital do Rim e Hipertensão que mapeou a importância do transplante renal na vida de quase 600 pessoas da região metropolitana de Campinas realizadas no Hospital do Rim Fundação Osvaldo Ramos, tendo pacientes de todas as cidades da região metropolitana.

Dra Marina Pontello Castelli do Hospital do Rim e Hipertensão e o presidente do Instituto do Rim em Campinas, José Marcelo Morelli

Já o Secretário de Saúde, Dr Cármino de Souza, ponderou sobre a necessidade de hospitais especializados e temáticos para a região com grande potencial educativo pelas parcerias com as universidades, poder público e empreendedores privados, fato que pode modificar o IDH da região na próxima década.

Secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, discursou sobre gestão da saúde durante o evento

Por fim, o evento contou com uma grande oportunidade de troca de conhecimento com uma palestra magna do Dr Nestor Schor. O médico nefrologista, referência nacional na área, fez uma explanação sobre o surgimento da vida no planeta, tendo sido fruto do choque com asteroídes. Da relevância para a saúde do organismo humano por ser composto 60 porcento de água, por isso, a importância de se hidratar.

Médico nefrologista, Dr Nestor Schor, referência nacional na área, fez uma explanação sobre a importância da água para a saúde

Schor mostrou como é deficitária a distribuição da água no planeta e, principalmente no Brasil. Retomou a questão da seca do Nordeste que é gravíssima. Para o médico, mudanças dependem das forças políticas para desmantelar o que considerou a indústria da seca; citando a existência do aquífero da Amazônia – considerado o maior do mundo.

A brilhante palestra reforçou a importância da água para os Rins no manejo da água corporal e a importância dela e da hidratação adequada para combater as doenças como obesidade, cálculos renais, diabetes, hipertensão, doença renal crônica e, finalmente falou sobre o nefasto e disseminado hábito da ingestão dos refrigerantes diets ou não como fonte destas mesmas doenças.

A II Jornada de Prevenção terá sua continuidade no próximo dia 19 de março com a realização da Força Tarefa no Bairro Campo Grande. A população poderá participar recebendo informações e realizando os exames gratuitamente.


Destaques
Posts recentes
Arquivo
Seguir nas redes sociais 
  • Facebook Basic Square
bottom of page